Investir na luz certa para cada ambiente pode tornar tudo mais aconchegante, encher seu apartamento de charme e ainda economizar energia elétrica. O conforto visual do seu apartamento vai muito além das cores das paredes, até um abajur tem sua função e deve ser bem pensada.
- Luz branca na cozinha, lavanderia e banheiro: Esses ambientes precisam de luz branca, que lembram muito a claridade fornecida pelo sol, são ambientes que remetem a limpeza, então o mais natural é que a iluminação seja voltada para isso.
- Luz amarela para os quartos: Por se tratar de um cômodo mais intimista, a luz amarela traz mais aconchego. Abajur e luminárias são recomendadas para os momentos em que não se necessita de tanta iluminação, como antes de dormir ou após acordar.
- Se você não possui muito espaço, opte por pendentes e luminárias de teto. Evite colocar abajures para não sobrecarregar o ambiente.
- Cuidado com muitos pontos de luz: Isso pode irritar ou forçar a visão, sempre que puder, utilize meios de iluminar a casa naturalmente.
- Quando lustres, pendentes e abajures não são solução, utilize espelhos! Eles podem ser posicionados estrategicamente para refletir e “duplicar” a potência da iluminação ambiente, mas certifiquem-se de instalá-los de modo que não reflita nos olhos de quem frequenta o ambiente, como em uma sala, não direcione o reflexo para cadeiras e sofás.
- Luzes inteligentes: Elas podem trocar de cor com um comando de voz ou por controle, até aumentando e diminuindo a intensidade conforme a necessidade no decorrer do dia.
Não há regra padrão para seguir, mas sempre observe o tamanho dos lustres para que não atrapalhe a área de circulação dentro do imóvel e veja se a luz que ele emite é apropriada para cada ambiente, sem muita ou pouca intensidade.
Mais importante que o visual do ambiente é o conforto que ele proporciona.